Monday, January 25, 2010

Dia 8 - completei uma semana

Lembrei-me de deixar aqui um sambinha do Vinicius! Para alegrar a semana! A minha começou bastante bem, aqui hoje é feriado! Saravá a todos! 

Nota: Saravá, assim como axé, selam conversas e têm conotação positiva. Saravá também pode significar "salve" ou "viva", por influência africana no idioma português do Brasil. É usada nesse sentido específico pelo poeta e compositor brasileiro Vinícius de Moraes.






Já agora fica a letra também:

"É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração


Mas pra fazer um samba com beleza
É preciso um bocado de tristeza
É preciso um bocado de tristeza
Senão, não se faz um samba não


"Senão é como amar uma mulher só linda. E daí? Uma mulher tem que ter qualquer coisa além da beleza, qualquer coisa de triste, qualquer coisa que chora, qualquer coisa que sente saudade. Um molejo de amor machucado, uma beleza que vem da tristeza de se saber mulher, feita apenas para amar, para sofrer pelo seu amor e para ser só perdão."


Fazer samba não é contar piada
E quem faz samba assim não é de nada
O bom samba é uma forma de oração


Porque o samba é a tristeza que balança
E a tristeza tem sempre uma esperança
A tristeza tem sempre uma esperança
De um dia não ser mais triste não


"Feita essa gente que anda por aí brincando com a vida. Cuidado companheiro! A vida é pra valer. E não se engane não, tem uma só. Duas mesmo, que é bom, ninguém vai me dizer que tem sem provar muio bem provado, com certidão passada em cartório do Céu e assinado embaixo 'Deus', e com firma reconhecida! A vida não é de brincadeira amigo. A vida é arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida. Há sempre uma mulher a sua espera com os olhos cheios de carinho e as mãos cheias de perdão. Ponha um pouco de amor na sua vida como no seu samba."


Ponha um pouco de amor numa cadência
E vai ver que ninguém no mundo vence
A beleza que tem um samba, não


Porque o samba nasceu lá na Bahia
E se hoje ele é branco na poesia
Se hoje ele é branco na poesia
Ele é negro demais no coração


"Eu, por exemplo, o capitão-do-mato Vinícius de Moraes, poeta e diplomata. O branco mais preto do Brasil, na linha direta de xangô. Saravá! A bênção Senhora, a maior ielo-orixá da Bahia, terra de Caíbe e João Gilberto. A benção Pixinguinha, tu que choraste na flauta todas as minha mágoas de amor. A benção Senhor. A benção Cartola. A benção Esmael Silva. Sua benção e todos prazeres. A benção Nelson Cavaquinho. A benção Geraldo Pereira. A benção meu bom Cílio Monteiro você, sobrinho de Nonô. A benção Noel. Sua benção Ari. A benção todos os grandes sambistas do meu Brasil branco, preto, mulato, lindo como a pele macia de oxô. A benção maestro Antônio Carlos Jobim, parceiro e amigo querido que já viajaste tantas canções comigo e ainda há tantas a viajar. A benção Carlinhos Guira, parceirinho 100%, você que une a ação ao sentimento e ao pensamento. Benção! A benção Baden-Powell, amigo novo, parceiro novo que fizeste este samba comigo. A benção amigo! A benção ao maestro Moacir Santos, que não é um só és tantos, tantos como o meu Brasil de todos os santos, inclusive o meu São Sebastião. Saralá! A benção que eu vou partir, eu vou ter que dizer adeus."


Ponha um pouco de amor numa cadência
E vai ver que ninguém no mundo vence
A beleza que tem um samba, não


Porque o samba nasceu lá na Bahia
E se hoje ele é branco na poesia
Se hoje ele é branco na poesia
Ele é negro demais no coração"

Saturday, January 23, 2010

Dia 2 a Dia 7

Pois bem galera, cá estou eu de novo para passar mais umas informações!


Estes últimos dias têm sido caóticos! São precisos mil e um papéis para se estar minimamente legal neste país, por isso tenho andado a correr de um lado para o outro, ora para a polícia "federau" ora para a Receita Federal (as finanças cá da zona). As viagens de táxi são igualmente caóticas... vejam o filme e espantem-se com as manobras brasileiras para fugir ao trânsito! (andar em marcha atrás numa entrada de uma via rápida)



(Marco acho que este é quase digno do Griza-te!)


Depois das papeladas tratadas, o próximo passo é arranjar casa. Mas não sem primeiro encher o papo...

Cheeseburger de picanha


Como podem ver não me tenho alimentado muito saudavelmente, mas enfim...depois de 3 horas na polícia era o que podia arranjar.


Relativamente à busca de casa...
Aviso já a quem estiver a pensar mudar-se para "Sampa" (maneira carinhosa como chamam a São Paulo) que também não é tarefa nada fácil! Todo o mundo qué enganar todo o mundo, palavras bem sábias de um vendedor de uma imobiliária que nos tento enganar!
Temos visto muita coisa, no que toca a apartamentos, mas o flat é o objectivo principal. É um apartamento mobilado sem período obrigatório de estadia. Os preços não são maus, tendo em vista a maioria das condições oferecidas: piscina, sauna, ginásio e pequeno almoço na maioria dos casos. Variam entre 600 e 1600€ por um T1, e 1000 e 2800€ por um T2. Escusado será dizer que nós procuramos um baratinho! Ainda não fechamos contracto mas estamos a negociar um para a próxima 3ª feira (porque aqui na 2ª é feriado - Dia de São Paulo).


Este senhor aqui ao lado é o João. Isto foi num dia que fomos ao shopping e que não contávamos com a chuva tropical que se abateu sobre a cidade... resultado? corrida até ao hotel =) O saco de plástico contém as primeiras havaianas do grupo! Eu fiquei-me por umas sandálias... Aqui em São Paulo todo o mundo usa sandálias. E o pior é que tem sandália maravilhosa em todo o lado! Vai ser um problema fazer a mala de regresso a Portugal! Também temos andado a tratar de arranjar os números de celular brasileiros, mas aqui no Brasil é difícil conseguir utilizar um cartão de telemóvel, é preciso um registo completo da pessoa. Consta que será por causa do tráfico de droga, porque os traficantes abusavam dos telemóveis e agora as companhias telefónicas cortaram as rédeas a todos.
Já agora uma curiosidade, as cabines telefónicas como estas aqui da foto são chamadas de orelhão porque têm a forma de orelhas!


Relativamente ao escritório...
Estou trabalhando duro! Desde 4ª feira que tenho andado a integrar-me na vida do escritório, um local muito luxuoso, onde há ginástica matinal e massagens duas vezes por semana. As pessoas são muito simpáticas e estão sempre a rir e a falar fofoca umas das outras, o que não deixa de ter a sua piada! São três pisos de intenso trabalho (12º, 13º e 14º) e eu habito uma secretária do open space do último. Ainda me estou a habituar a toda a envolvente, mas julgo que não terei dificuldades e assim que tiver uma casa e puder desfazer a mala enfrentarei os dias de trabalho mais fortemente. 


Relativamente a "pagode"...
Bem... hoje foi o primeiro dia de saídas aqui em Sampa para mim... Fomos a uma discoteca dar uns passinhos de samba! Depois de um jantarzinho em casa de umas portugas muito simpáticas que compreendendo a nossa situação nos ofereceram um maravilhoso jantar! Aqui vão algumas fotos do pagode:

Vista de casa das tugas (21º andar)



Prontos para comer (Patrícia, João e Luísa)



Odília a fazer Strogonoff 



E finalmente nós numa discoteca mega pimba




Resumindo...
Uma semana caótica que acabou por ser divertida... finalmente começo a entrar no esquema do espírito de vida brasileiro.
Prometo novos episódios.
**

Monday, January 18, 2010

Dia 0+1

Oi galera!


Que tal vão as coisas aí pelo frio? Aqui está tudo a correr pelo melhor! Temperatura 26ºC... Alíás... tenho a dizer a todos que já estive na piscina do "flat" onde estou instalada! as fotos seguem mais a baixo.


Começando pelo início...


A viagem de partida de Portugal começou bem... embora me tenha esquecido do computador no aeroporto do Porto... Cheguei a horas a Frankfurt, mas estava a nevar muito... O meu compincha de viagem foi o João Pedro, que também começou por ter perdido um perfume e um volume de tabaco (comprados no free shop)! Ou seja estávamos os dois um pouco nervosos com a viagem acho... Depois foram 12 horas seguidas até à metrópole!


São Paulo é, tal como li algures, "uma floresta de torres de betão". Embora tenha sido fundada no séc. XVI, é actualmente uma grande cidade comercial e industrial (a maior da América do Sul) e acolhe mais ou menos tantas pessoas quantos os portugueses de Portugal continental!



A primeira impressão foi...exótica. Estava uma espécie de chuva tropical, e para a hora em que aterramos ( 8:30 da manhã) já estava um certo calorzinho. Apanhamos um taxi directo ao hotel onde vamos ficar nos próximos 3 dias. O taxista foi logo muito simpático e falou-nos dos melhores sítios para vermos e, evidentemente, comermos. Claro que discutimos logo quem ia ganhar a "copa" do mundo deste ano e eu quase o convenci de que Portugal ganharia ao Brasil =).


O Apart hotel onde fiquei é bastante bom. Tem um quarto com cama de casal que estou a partilhar com a Luísa, que vai viver comigo aqui em São Paulo.





Depois da chegada fomos a um restaurante típico da Baía onde fomos maravilhosamente servidos e bebemos logo umas caipirinhas para nos habituarmos aos costumes cá da zona.


Aqui fica uma foto dos petiscos do "Tabuleiro" (é assim que se chama o restaurante), onde as senhoras andavam vestidas a rigor e havia pássaros e decoração típica por todo o lado.






E a melhor...




É mesmo assim... pareçe que aqui as tristezas não pagam dívidas e todo o mundo vive muito pacificamente.


O restante tempo do dia de ontem foi passado a descansar e ainda houve tempo de encomendar uma pizza. Jantamos ao som de uma chuvada tropical e com esta vista:




Infelizmente não consegui trazer a minha querida máquina fotográfica, mas penso recebê-la o mais depressa possível para mandar umas fotos mais jeitosas. No entanto já dá para terem uma ideia do que é São Paulo vista do 16º andar!


Resumindo, está a correr bem!


Prometo dar mais informações em breve! Quando tiver computador já será mais fácil.


**